sexta-feira, 15 de junho de 2012

MASS EFFECT 3 - PS3



A Terra está queimando. Saindo de um lugar além do espaço conhecido, uma raça terrível de máquinas começou a destruição da raça humana. Como Comandante Shepard, sua única esperança para salvar a humanidade é se aliar às outras civilizações da galáxia e participar de sua última missão para reconquistar a Terra.

A saga espacial do comandante Shepard chega ao seu clímax com “Mass Effect 3”. A ameaça dos Reapers chegou ao planeta Terra. Para evitar que esses seres alienígenas destruam toda a galáxia, o herói deve deixar os terráqueos e partir em uma missão política para angariar recursos e reforços militares em outros mundos.





Mass Effect 3 encerra a trilogia estrelada pelo capitão Shepard e a equipe da espaçonave Normandy. Mesmo após os diversos alertas do herói, nada foi feito para evitar que os poderosos Reapers chegassem à Terra e iniciassem a destruição do planeta.
Durante a aventura, o herói recruta novos e antigos aliados, precisando convencer as diferenças raças da galáxia a se unir contra um inimigo em comum. Suas decisões precisam ser rápidas: o destino da existência está jogo, e somente você é capaz de evitar um novo ciclo de extinção em massa.
  • A história
  • A história de “Mass Effect 3” é uma trama de minúcias que se aglomeram na mente do comandante Shepard. Logo nos primeiros minutos do jogo, o herói percebe a real força dos Reapers, uma raça alienígena sedenta por sangue. Os pobres terráqueos não têm chance alguma contra eles e cabe ao herói (ou heroína, já que você pode decidir o sexo do protagonista) deixar seu planeta e ir em busca de socorro de outras raças intergalácticas.

    Felizmente essa parte política não é maçante como “Star Wars - Episódio 1: A Ameaça Fantasma”, pois suas passagens são muito rápidas e ficam contidas em cenas de corte com poucos minutos de duração. Mesmo assim são cenas importantes e interativas e de acordo com a resposta do jogador uma raça ou outra pode virar as costas para a causa humana – e você terá que conviver com isso.

    A todo instante vão surgindo novas informações e viradas no enredo. Shepard se depara com missões espalhadas pela galáxia e que interessam algum representante de uma raça do Conselho. Esse enredo complexo e dinâmico é a chave que mantém o jogador preso e sempre querendo saber o que vai acontecer em seguida. 

  • A evolução do combate
  • Os combates estão mais elaborados e soltos. Em tese tudo continua como em “Mass Effect 2”, entretanto, Shepard está mais ágil e dinâmico, capaz de correr, saltar e rolar pelo chão. Uma das novas adições é a possibilidade de dar um “soco forte” que afasta o inimigo e causa um grande dano.

    Os aliados estão mais independentes do que nos games anteriores. Eles se adaptam ao estilo do jogador, como para aqueles que são mais estrategistas antes de partir para o ataque, ou para quem apenas segue em frente atirando no que vier pela frente. Nem tudo está perfeito nesse quesito, como a movimentação que ainda está meio robótica, mas nada que interfira na experiência. 

  • Sem "hacks" ou explorações forçadas
  • Muita coisa do jogo anterior ficou de fora em “Mass Effect 3”, como a exploração forçada de planetas desabitados e os minijogos para hackear portas e cofres. E sabe de uma coisa? Essa foi a melhor coisa que a Bioware poderia ter feito. Como era chato ter que ir de planeta em planeta para encontrar minérios para fazer melhorias em armas e na Normandy.

    Com a urgência da guerra que se espalha pela galáxia, o jogo se concentra naquilo que realmente diverte, como a história e os combates.

  • Modo cooperativo
  • Muitos cobraram da Bioware um modo multiplayer para “Mass Effect”. Felizmente a espera valeu a pena, mesmo não sendo aquilo o que os jogadores tinham em mente (que era jogar o modo campanha na companhia de amigos). O modo cooperativo não conta história alguma, mas coloca personagens com poderes das classes do modo solo para batalhar contra hordas de inimigos.

    A mecânica é bem similar com o modo Horde de “Gears of War”, porém com algumas missões aleatórias que vão surgindo no decorrer da partida, como ficar em um ponto específico do mapa para ‘hackear’ um computador ou ativar certos servidores, tudo isso rola com ondas e mais ondas de inimigos preparados para acabar com quem estiver na frente.

    É desafiador e, mesmo não sendo algo realmente original, a diversão é garantida.

Ritmo alucinante
A BioWare parece ter escutado todas as críticas feitas aos capítulos anteriores da franquia enquanto desenvolvia Mass Effect 3. É difícil encontrar algum critério que não tenha sido aprimorado pelo menos de forma superficial.
Isso é provado pela história, que se desenvolve em uma velocidade muito mais rápida que antes: em questão de poucas horas você já vai ter presenciado a destruição da Terra, passado por Marte e conversado com o conselho alienígena da Citadel.
Uma apresentação ainda mais cinematográfica garante um ritmo alucinado ao jogo,  que deixa um pouco de lado os diálogos expositivos que marcavam as versões anteriores. Um ponto notável é a introdução de cenas não interativas no meio da ação, que tornam muito mais fácil a tarefa de imergir nos ambientes e situações mostradas.
Combate aprimorado
Os conflitos do título acontecem de forma muito mais rápida do que antes, devido a aprimoramentos na maneira como Shepard e seu time se movimentam e interagem com os ambientes. Manter o protagonista protegido agora é uma tarefa muito mais fácil, devido a um sistema de cobertura aprimorado que permite trocar facilmente o posicionamento dos personagens.
Além disso, os inimigos trabalham melhor em equipe e são capazes de aproveitar suas diferentes características e superioridade numérica para destruir facilmente os heróis. Quem estava acostumado a usar as mesmas táticas e armamentos vai se surpreender ao notar a variedade de possibilidades que o game oferece.
Experiência adaptável
Seja você um grande fã de RPGs que não domina muito bem os combates ou viciado em FPS que nunca teve muita paciência para histórias, Mass Effect 3 é uma boa adição à sua coleção.
No começo da aventura, é possível escolher entre os modos Action, Story e RPG. No primeiro, os tiroteios se tornam mais desafiadores e todos os diálogos são reproduzidos como se fossem cenas não interativas. No segundo, os inimigos vão morrer com poucos tiros, o que permite que você se concentre inteiramente na trama. Já modo RPG mantém intacta a mistura entre ação e diálogos que caracterizam a série até o momento.
Essas divisões fazem com que o título seja o mais acessível de toda a franquia, permitindo que pessoas com habilidades e gostos diferentes aproveitem a mesma experiência. Sem dúvida, a iniciativa da BioWare deve inspirar outras desenvolvedoras a trabalharem em sitemas semelhantes no futuro.
Equipamentos personalizados
Entre as principais reclamações relacionadas ao segundo título da série estava o fato de que havia poucas opções de personalização. Tanto os equipamentos quanto as armas usadas durante a aventura eram limitadas a poucas opções, que contavam com poucas opções de personalização.
Mass Effect 3 muda isso ao introduzir um sistema de acessórios que permite alterar algumas características das armas equipadas. Itens espalhados pelos cenários e lojas do game permitem que você aumente a estabilidade, poder de tiro, quantidade de munição ou a velocidade de seus tiros, entre outros critérios variados.
Também foi adicionado um sistema de peso que adiciona mais estratégia à escolha de equipamentos. Quanto mais armamentos você equipa, maior o tempo que as habilidades disponíveis levam para recarregar. Dessa forma, fica a seu critério andar com várias opções de ataque ou optar por somente uma pistola para, dessa forma, poder abusar à vontade de poderes especiais.
A volta dos elementos de RPG
O sistema de evolução dos personagens foi reformulado para permitir uma maior personalização de suas habilidades. Assim que você escolhe um poder, surge um menu especial em que é possível optar por caminhos diferentes, cada um com um bônus único.
Embora não revolucione a série, a novidade faz com que a experiência se torne ainda mais pessoal. Com o sistema, dificilmente seu time vai contar com as mesmas habilidades escolhidas por outra pessoa, característica que também estimula terminar mais de uma vez os eventos dessa guerra espacial.
Modo multiplayer
Embora a inclusão de um modo para vários jogadores em um RPG pareça estranha, a BioWare incorporou o recurso de forma bastante competente. Nessa opção exclusivamente cooperativa, você assume o papel de um soldado que, junto com outras três pessoas, precisa derrotar 11 ondas de inimigos com grau de dificuldade crescente.
Além de provar que o sistema de combate funciona bem sem nenhuma história, o multiplayer também ajuda na aventura principal. Quanto mais vitórias você obtém, maior a probabilidade de conseguir recrutar os aliados de que precisa para derrotar de vez a ameaça representada pelos Reapers.
As pequenas falhas de Mass Effect 3 são esquecidas facilmente quando se leva em conta a grande qualidade da produção. De maneira surpreendente, a BioWare conseguiu tornar o jogo ainda melhor que seus antecessores, e é difícil pensar em um final melhor para a aventura de Shepard e a equipe da Normandy.
O game é capaz de agradar tanto quem acompanha a franquia desde 2007 quanto àqueles que nunca se aventuraram pela saga espacial. A produção estabelece um novo patamar de qualidade para os RPGs de ação, e desde já é um sério concorrente ao troféu de melhor lançamento de 2012.
Tetas, se você nunca jogou esse game, vc tem sua vida incompleta. Para os felizardos segue o detonado pra salvar os gordinhos perdidos:







7 comentários:

  1. brilhante com um péssimo final

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  2. muito bom o game, gráficos 1080p

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  3. o mundo de amanhã dá maior medo, nunca pensava que a terra poderia acabar dessa maneira, tempos que passar energia positiva para nosso camarada Shaper

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  4. alguém sabe como pegar cocotas nesse game, sei lá mostrar peitinhos e tal ???

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  5. Caras, que gráficos maravilhosos, cada cutsene é um suspiro arrepiante. Estou vivendo essa aventura e digo que minha vida está valendo a pena

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  6. Cada dia q jogo, eu fico mais apaixonado por esse jogo. Jogar 2, 3 horas desse game é uma coisa incrível, vc realmente não vê a hora passar

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  7. nossa acabei de fazer merda e matar a Miranda, começarei do 0 de novo affffffffff

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