terça-feira, 18 de junho de 2013

X-COM: ENEMY UNKNOWM - PS3

Proteja a Terra contra os invasores do espaço em game da famosa série de estratégia.


  • Estratégia de alta qualidade
  • Controles funcionam bem
  • Respeito ao material original
  • Replay elevado
"Enemy Unknown" resgata uma das mais amadas franquias de estratégia e faz isso em grande estilo, com um jogo envolvente e que, mesmo adaptado para os controles limitados dos videogames, mantêm a profundidade tática e gerencial que se espera de um verdadeiro "X-COM".


Com raízes fincadas em uma época diferente, "X-COM" não facilita as coisas para o jogador: após uma longa série de missões tutoriais, a dificuldade e o desafio são escalonados sem piedade, punindo os desavisados com a morte permanente de seus soldados e recompensando os jogadores dedicados com a satisfação da vitória em um game realmente desafiador.
"X-COM: Enemy Unknown" é um jogo de estratégia por turnos, feito pela Firaxis, a mesma do aclamado "Civilization V". No game, você dirige uma agência internacional na luta contra invasores alienígenas.


Atuando em um futuro próximo, o Projeto XCOM difere dos Homens de Preto tradicionais: não há tempo para sutileza, então seus soldados apelam para armaduras invocadas e um arsenal poderoso.



O jogo combina de forma excepcional o combate tático com o micro-gerenciamento da base subterrânea, envolvendo o jogador por horas a fio na luta contra os invasores do espaço.
  • Estratégia de alta qualidade
  • "Enemy Unknown" é um jogo de estratégia do mais alto escalão, com uma combinação distinta de combate tático e microgerenciamento, em que cada pequena decisão afetará sua performance na partida. Com sua interpretação de "X-COM", a Firaxis consegue mostrar que domina o gênero como poucos.

    Durante as partidas, você opera em duas frentes: de um lado, construindo e gerenciando o quartel general do projeto X-COM, um formigueiro humano com cientistas, caças futuristas, engenheiros e claro, soldados em treinamento. Do outro, você dirige seus agentes no campo de batalha, em missões de resgate, captura, extermínio e por aí vai.

    O treinamento dos soldados permite dar nomes e definir a aparência de cada um deles, além de selecionar habilidades e equipamentos conforme ganham experiência. É fácil se apegar aos personagens e temer por suas vidas durante as missões de campo.

    O gerenciamento da  base e o combate são dois momentos muito diferentes, mas sempre envolventes. Planejar cada expansão, pesquisa e construção é vital para o sucesso do projeto. Administrar os recursos é a diferença entre a vida e a morte do seu pessoal na luta contra os invasores espaciais.

    Mas o combate se sobressai, sem dúvida, como o ponto alto do jogo: você move suas unidades pelo mapa, agindo em turnos. A câmera se aproxima para um ângulo típico de jogos de ação na hora de atirar, derrubar uma porta ou correr para uma cobertura. E qualquer erro pode resultar na morte permanente dos seus soldados.

    Vale destacar, "Enemy Unknown" não subestima o jogador: após uma longa série de missões tutoriais, o desafio das missões é escalonada rapidamente, mesmo para quem joga na dificuldade 'normal'. Missões avançadas podem ser frustrantes, mas também são altamente satisfatórias: afinal, nada melhor do que superar um desafio realmente elevado - coisa rara nos games atuais.

  • Controles funcionam bem
  • Um detalhe crucial em "X-COM" é que o jogo foi planejado desde o princípio para rodar nos consoles Xbox 360 e PlayStation 3, não apenas no PC. E por incrível que pareça, os controles não foram prejudicados por isso.

    Com o uso inteligente dos botões e uma navegação elegante, "Enemy Unknown" é o melhor exemplo de como levar um jogo de estratégia para os consoles, sem tornar a experiência superficial - como aconteceu no passado, com "Civilization Revolution", da própria Firaxis.

  • Respeito ao material original
  • "Enemy Unknown" resgata uma das franquias mais amadas pelos jogadores realmente veteranos. Nascida em 1993 com "UFO Defense", "X-COM" é um legítimo clássico, que rendeu várias continuações - nem todas com a mesma qualidade do jogo original.

    A ambientação segue a idéia do original: você dirige uma agência secreta de combate aos alienígenas que estão invadindo a Terra, mais ou menos como os Homens de Preto do cinema. Porém em "Enemy Unknown" não há tempo para sutilezas e memórias apagadas: seus agentes usam armaduras pesadas, fuzis, shotguns e eventualmente, armas mais futuristas.

    O clima de tensão é grande, tanto durante a campanha, em que é preciso escolher constantemente quais pedidos de ajuda aceitar ou recusar, quanto no campo de batalha, onde um descuido significa o fim da linha para os agentes.


    A Firaxis soube trazer o clima e o estilo clássico de "X-COM" para uma nova geração. "Enemy Unknown" não vai agradar a todos, mas abrirá sorrisos nos rostos dos veteranos e com certeza trará novos jogadores para o gênero.

  • Replay elevado
  • Embora "X-COM" não tenha uma trama das mais complexas, a campanha solo é longa e envolvente, com uma boa quantidade de objetivos secundários e situações de combate diferentes a cada nova partida. Chegar ao final não é tarefa fácil e mais de uma vez você vai considerar começar de novo. E não vai achar isso ruim.

    Com vários níveis de dificuldade, múltiplas estratégias de gerenciamento e mapas desafiadores, "Enemy Unknown" é um jogo que merece ser jogado muitas vezes. As situações apresentadas na campanha mudam a cada nova partida, o que torna as coisas menos previsíveis.

    O game oferece também um modo multiplayer. Com suporte para apernas 2 jogadores, não é tão complexo e envolvente quanto em "Civilization V", seu irmão mais velho.

    • Poderia ser melhor acabado
    • O capricho nas mecânicas de jogo de "Enemy Unknown" não se estende por completo ao visual, principalmente nas animações - e na ausência delas.

      Por exemplo, quando seus caças saem em disparada para interceptar um disco voador, rola uma cena de decolagem muito legal, mas a luta em si é representada por imagens estáticas e sem graça.

      Já durante as missões, onde a Firaxis criou uma combinação sensacional de movimento tático com cenas de ação, há momentos em que a animação não corresponde: você quebra uma janela para atirar no ET do outro lado da parede, mas aponta a arma para o outro lado e ainda assim, os disparos acertam o alienígena.

      Não é algo que arruine a experiência, mas por um breve instante, esse tipo de coisa tira o jogador de dentro daquele mundo. Infelizmente, faltou polimento e mais atenção aos detalhes das animações, coisa que não poderia acontecer em um jogo deste escalão.

      Tetudos, com peitinhos salientes, segue o detonado:

      http://www.baixakijogos.com.br/pc/xcom-enemy-unknown/detonado

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