quinta-feira, 5 de abril de 2012

DANTE'S INFERNO - PS3



Foi em meados de Junho, por volta da E3, que visualizei o primeiro trailer de Dante’s Inferno. Na altura, fiquei bastante intrigado com o tema do jogo, e quando descobri que a história se passava no Inferno, dei saltos de alegria. “Vai ser possível vaguear pelo inferno e matar criaturas grotescas e infernais? Contem comigo” pensei. Depois de meses de ansiedade e expectativas, o jogo chegou finalmente às minhas mãos, e com ele, a oportunidade de visitar o inferno. “E que tal foi a visita?” perguntam vocês curiosos. Continuem a ler e descobrirão.



A história de Dante’s Inferno é uma adaptação de “A Divina Comédia”, um poema épico escrito na idade média por Dante Alighieri. A personagem que encaramos é Dante, um veterano cruzado. Beatrice é o seu amor e tencionava casar-se com ela, mas antes disso acontecer, parte numa missão com os cruzados. Durante esta missão, Dante comete várias atrocidades, que levam a um encadeamento de acontecimentos e consequentemente à morte de Beatrice. Dante volta ao seu lar apenas para encontrar o corpo ensanguentado de Beatrice e ver Satanás apoderar-se da sua alma e arrasta-la consigo para as profundezas do Inferno. Não se conformando com a ideia que o seu único amor esteja destinado a sofrer para toda a eternidade no inferno, Dante mostra-se disposto redimir-se perante os seus pecados e a enfrentar o inferno inteiro para salvar a alma de Beatrice.



O inferno está dividido em nove círculos: Limbo, Lust, Glotuny, Greed, Anger, Heresy, Violence, Fraud e Treachery. Cada círculo está situado numa posição mais baixa que o anterior, imaginem uma pirâmide feita de círculos virada do avesso. Para avançarmos para o círculo seguinte, precisamos de efectuar uma série de descidas, seja a saltar de corda em corda enquanto enfrentamos labaredas de chamas, ou a descer através de colunas feitas com corpos empilhados. O inferno é um local hostil e doloroso, gritos e sussurros estão sempre presentes, e em cada círculo vemos pessoas presas nas paredes e ouvimos frases relacionadas com o pecado que cometeram.
Cada círculo do inferno tem um aspecto único e um certo tipo de criatura está associada a cada um deles. Devo dizer que existem criaturas incrivelmente bizarras, mas as que mais me surpreenderam foram os bebés com laminas no lugar das mãos, quando acabámos com eles, soltam um grito arrepiante. Para além das hordas de criaturas infernais, existem outro tipo de obstáculos, os puzzles. Estes são pouco variados e resumem-se a mover objectos e a puxar alavancas.
A nossa jornada pelo inferno não é feita de forma solitária, temos a companhia de Virgil, um dos maiores poetas da Roma antiga. A função de Virgil é guiar-nos através dos diferentes círculos infernais. No decorrer do jogo vai descrevendo as diversas partes do inferno bem como os seus pecadores.
Para além de Virgil, somos também “acompanhados” por duas belas e poderosas armas, a Foice da Morte (que derrotámos logo no início do jogo) e uma Cruz pertencente a Beatrice. Os ataques da Foice são rápidos, velozes e agressivos, funcionam eficazmente a curtas distâncias. A contrastar com a Foice, os ataques da Cruz de Beatrice são mais suaves e repletos de luz. Estas duas armas representam de certa forma o bem e o mal existente em Dante.
Em Dante’s Inferno podemos optar por punir ou absolver os nossos inimigos. Conforme as nossas escolhas, vamos receber pontos Holy ou Unholy. Com estes pontos podemos desbloquear novos ataques ainda mais poderosos e espectaculares para as nossas armas. Com os pontos Holy é possível adquirir novos habilidades para a Cruz de Beatrice. A mesma situação passa-se com a Foice, a diferença é que são necessários pontos Unholy.
Voltando à história de Dante’s Inferno, esta é contada de três formas diferentes, através de cinemáticas pré-renderizadas em alta definição, cinemáticas in-game e sequências animadas. As primeiras são realmente belas, detalhadas e cheias de cor. É pena que exista uma diferença abismal entre as cinemáticas in-game e pré-renderizadas. Aproveito agora para referir que o aspecto visual é ponto fraco de Dante’s Inferno. Por defeito, é um jogo demasiado escuro, mas felizmente, antes de iniciarmos o jogo somos alertados para a existência das opções de calibração de imagem. A falta de detalhes nos ambientes e criaturas que nos rodeiam é constante. Também é possível observar várias texturas de baixa resolução.
Mas estes defeitos no campo visual trazem aspectos bastante positivos. Eu estou a referir-me aos 60FPS e à completa ausência de slowdowns. Terminei o jogo várias vezes e posso dizer que a fluidez foi constante do princípio ao fim.
A jogabilidade é bastante variada, e para além das armas já referidas, possuímos poderes mágicos. Apenas temos ao nosso dispor quatro destes poderes de cada vez, mas existem mais. A melhor opção é escolher aqueles que se identificam melhor com o nosso tipo de jogabilidade. A utilização destes poderes mágicos é condicionada por uma barra de mana. Quando esta se esgota, não podemos utilizar esta habilidade. Os upgradesexistentes com base nos pontos Holy eUnholy podem aumentar esta barra, bem como a barra de vida. As fontes de mana espalhadas pelo inferno recarregam a nossa mana. Também existem fontes de vida e de pontos.
Dante’s Inferno poderá agradar aos mais exploradores que gostam de coleccionar tudo o que existe. Nos cantos mais obscuros do inferno podemos encontrar vários objectos e passo a citá-los: Pieces of SilverBeatrice Stones e Relics. Destes objectos, os que mais compensam encontrar são as Relics. Estas garantem-nos bónus, como por exemplo, aumento da percentagem de dano causada por nós e diminuição da percentagem de dano causa pelos inimigos. Existem várias, todas com as suas vantagens especiais e estão espalhadas pelos nove círculos do inferno.
Não poderia terminar esta análise sem mencionar as semelhanças de Dante’s Inferno com God of War. As QTEs, os movimentos da personagem, os combos, os puzzles, o sistema de gravação, a interacção com o ambiente, tudo isto “trezanda” a God of War. Não me intendam mal, isto não é propriamente um aspecto negativo, mas seria agradável ver um Dante’s Inferno com uma personalidade mais própria, até porque sinto que é um jogo com enorme potencial.
Apesar do seu aspecto visual que ficou um pouco abaixo do padrão nos jogos do género, Dante’s Inferno é capaz de proporcionar diversão e de vos prender até ao fim do jogo. Para uns pode se tornar repetitivo e sem interesse, mas é uma óptima escolha para os apreciadores do género, principalmente se gostaram de God of War. Violência e Brutalidade são o prato principal do jogo, se é disso que estão à procura, sirvam-se.
Nerd's tetudos com dificuldade na jogatina, aqui vai um link com um detonado que vai ajudar você a garantir aquele vira esperado.





2 comentários:

  1. Esse jogo é muito foda velho joguei e virei 3x

    ResponderExcluir
  2. Beatrice gatíssima, ia e voltava do inferno umas 100 vezes pro ela

    ResponderExcluir